NEM

ID: nt-002

Data de Criação: 6.fevereiro.1997 – AR nº 452/1997

PUBLICAÇÕES RELEVANTES PARA HISTÓRIA DO NÚCLEO

• VAZ, Alcides Costa. Cooperação, Integração e Processo Negociador. A construção do Mercosul. Brasília: IBRI, 2002, 308p. ISBN 85-88270-04

. . . Relevância para história do Núcleo: O autor, Alcides Costa Vaz, foi o primeiro coordenado do NEM. Este livro é referência sobre a formação do Mercosul.

• Klemi, Albene Miriam Menezes.; Menezes, Roberto Goulart. A resiliência do Mercosul. Trajetória e lugar do bloco na integração regional. In Revista do Ceam, v. 2, n. 2, jul./dez., 2013, pp. 83-99.

. . . Relevância para história do Núcleo: Artigo de autoria de dois Coordenadores do NEM (ex- e atual coordenadora, Albene Miriam Menezes Klemi, e ex-coordenador Roberto Goulart Menezes). O artigo aborda os entraves no processo de integração do Mercosul e suas superações. O texto foi publicado na Revista do CEAM, o que atesta a produtividade do Centro.

. . . Disponível emhttps://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/10055/8885

• VIDIGAL, C. E.; BERNAL-MEZA, R. . Mercosul: conjuntura internacional, política interna e cláusula democrática. In: Lídia de Oliveira Xavier; Carlos F. Domínguez Ávila; Vicente Fonseca. (Org.). A Qualidade da Democracia no Brasil: questões teóricas e metodológicas da pesquisa. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 4, p. 449-472.

. . . Relevância para história do Núcleo: Capítulo de livro de um ex-coordenador do Nem, Carlos Eduardo Vidigal, em coautoria com o professor Raúl Bernal-Meza, da Universidad Nacional del Centro, Argentina. O professor Bernal-Meza foi professor visitante do IREL/UnB, já proferiu conferências organizadas pelo NEM. A coautoria sinaliza para a inserção do núcleo no contexto dos parceiros do Mercosul. O texto aborda importante aspecto da integração: a cláusula democrática.

EVENTOS

• Seminário Mercosul político e comunitário – aspectos do aprofundamento da integração. Brasília, 2006

. . . Relevância para história do Núcleo: O tema do seminário foi trabalhado em um projeto de mesmo nome desenvolvido no âmbito do NEM. Participaram do projeto alunas de Iniciação Científica do PIBIC, com bolsa remunerada.

. . . ID: ev-005

• Processo de Integração do Mercosul

. . . Relevância para história do Núcleo: Trata-se de uma disciplina de graduação, da grade do CEAM, que o NEM oferece, com regularidade, uma
vez por ano. O público alvo atendido corresponde a um vasto leque de alunos de diversos cursos da UnB. O curso, além de conter em seu programa a a história da trajetória do Mercosul, aborda questões relacionadas com a integração regional e aspectos da conjuntura internacional. Geralmente o curso
conta com palestrantes externos (professores, diplomatas, parlamentares, etc.) de diversas áreas que alargam o escopo da abordagem do tema da disciplina.

. . . ID: cs-004

PROJETO DE PESQUISA

• Mercosul Político e Comunitário – aspectos do aprofundamento da integração

. . . Período: 2005-2016

. . . Equipe: Albene Miriam Menezes Klemi (coordenação). Membro: Roberto Goulart Menezes (2012-2016) e alunas/os de graduação.

. . . Relevância para história do Núcleo: Apoio: bolsa de IC remunerada do CNPq (2006-2007). Participaram do projeto alunas de Iniciação Científica do PIBIC, com bolsa remunerada. Foram realizados vários seminários internos de pesquisa ao longo da execução do projeto. Alguns de seus produtos:

. . . ID: pq-007